quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Curupira Ecodesign: o mais significativo dos presentes


Essa é uma postagem comemorativa do surgimento da marca do Atelier Curupira Ecodesign. Sou artesão autodidata e o artesanato faz parte das minhas lembranças mais pueris, quando criança fazia brinquedos com dobraduras e colagens de papel. A medida que fui crescendo, o perfil empreendedor começou a surgir quando ainda no grupo escolar (atual ensino fundamental menor), percebi que poderia comercializar os brinquedos que fazia, com o dinheiro eu comprava lanches. O empreendedorismo não foi tão forte, pois acabava dividindo o lucro (lanches) com os colegas. Já adolescente, assistindo a um programa de TV, vi um quadro onde o papel jornal era reutilizado e transformado em cestas. Foi amor à primeira vista, ao primeiro olhar.

O tempo foi passando, e à medida que eu crescia aprimorava a habilidade com o artesanato. Fiz muita coisa com minha mãe, ela prepara decoração de festas infantis e pintava tecido, tudo manualmente. Nesse período entendi que gostava de descobrir possibilidades, testar materiais, planejar uma peça esboçando e depois vê-la constituída. Assim, fui inventando coisas, atendendo encomendas e alimentando o desejo de viver da arte. Claro que não passou do desejo, pois viver de arte em nosso país é bem complicado.

Atualmente, Curupira Ecodesign é um eixo condutor da minha existência, um suporte emocional e uma tentativa de aumento de renda financeira. A alguns anos atrás, passei por uma probleminha de ordem emocional e fui parar em um consultório psicológico, lá entendi que instintivamente eu usava o artesanato como válvula de escape da realidade e isso me trazia calma. Quanto à tentativa de aumento de renda financeira, conforme já expus anteriormente, viver de arte em nosso país é complicado, mas, resolvi acreditar no sonho pondo os dois pés no chão e a passos lentos e fincados, evoluir meu 'curupira' e transformá-lo em realidade.

Em 2009, decidi por em prática, e ao meu favor, o que havia aprendido na formação superior em Design Gráfico, criei efetivamente a marca Curupira Ecodesign, e busquei informações sobre empreendedorismo. A criação de perfis em redes sociais e aqui no blogger só aconteceu um tempo depois. Por essas razões, definir uma data para o surgimento efetivo da marca Curupira Ecodesign não é tarefa fácil.

Assim, considerarei o ano de 2008 e a data do meu aniversário, 30 de setembro, como a data oficial do surgimento do Atelier Curupira Ecodesign. Não sou de comemorar meu aniversário, mas gosto de me presentear nessa data, e esse, certamente, é meu presente mais significativo.

Sobre o Atelier Curupira Ecodesign?

Curupira Ecodesign é um atelier de artesanato que tem o diferencial da produção manual de artefatos decorativos, utilitários e acessórios, compostos com o reuso de matérias-primas como papel, papelão e garrafas pet.

Missão: disseminar o conceito de sustentabilidade criativa através da promoção de oficinas e produção manual de artefatos utilitários, decorativos e acessórios, compostos com reuso de matéria-prima como papel, papelão e garrafas pet.

Visão: ser um referencial na produção artesanal sustentável sergipana, agregando elementos da cultura local às oficinas e artefatos produzidos.

Valores: sustentabilidade, reciclagem, valorização cultural e criatividade

2 comentários:

  1. Que lindo !!!!
    Você é uma pessoa super iluminada, do bem e um artista único / incrível/ exemplar / talentoso....
    Eu e minha família somos seus fãs, pois admiramos demais seu trabalho.
    Comemore que você é Curupira super merecem.
    Muito vrauuuuuuuuu para você !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não tem noção do quanto essas palavras me fortalece... gratidão por tudo e vamos adiante que a parceria é do vrau certeiro.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...