sexta-feira, 22 de novembro de 2013

"As pessoas querem ver novidade e já estão cansadas de artesanato de jornal".

As vezes a realidade tem um efeito devastador na nossa consciência. Trabalhar fazendo aquilo que ama é um sonho para a maioria das pessoas, e eu vislumbrei esse sonho com artesanato com papel jornal, mas a realidade é um ótimo recurso para esfriar o coração. Acreditei que meu trabalho teria uma boa aceitação comercial, mas me enganei gigantescamente, criei expectativas e todas afundaram nas “poças da orla”. Paciência, afinal, é uma atividade que eu aprecio desenvolver e não pretendo parar, mas pensar em comercialização, jamais... A propósito, a frase título da postagem foi carinhosamente emitida por um profissional do artesanato...

Mas a vida é isso, foi só mais um passo ilusório, uma atitude sem planejamento nem pesquisa que resultou numa ação um tanto constrangedora para quem estava na linha de frente na comercialização. É fato que o nordeste é um celeiro do artesanato brasileiro onde as referências são os bordados, as cerâmicas e as palhas. O artesanato com papel não tem apelo cultural, não conta a história local e por ser tão democrático não é atrativo comercialmente. Quem vem de fora não há de querer comprar arte com jornal no nordeste se o vizinho dele no sul também faz. Por mais que eu faça um acabamento caprichado ou mesmo agregue valores da cultura local, sempre será artesanato com papel e pronto.

Daqui por diante continuarei minha produção num ritmo prazeroso de criação, sem a preocupação constante com a venda. Se mais adiante eu conseguir uma estratégia de comercialização bem, do contrário meus amigos terão presentes artesanais. Agora é hora de direcionar minhas pesquisas e encontrar uma representatividade cultural para meu trabalho, nem que seja no final da vida há de acontecer o reconhecimento... 

De uma coisa tenho certeza, meu trabalho não é nem jamais será em vão, pode não ser comercial, mas vou deixando um legado. Olha a cara do guri tentando repetir os movimentos do tio, e ainda tem minha sobrinha que junto com a avó, minha mãe, não me deixam em paz enquanto estou trabalhando. Uma coisa eu garanto, pode não ser comercial, mas junta a família que é uma beleza.



5 comentários:

  1. Me ha encantado tu entrada, y estoy completamente de acuerdo contigo, tu trabajo nunca será en vano.
    Bss.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post! Nunca desista do que você acredita, seu trabalho é lindo, quero sempre ver novidades aqui nesse espaço.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...